Relato de parto – Nascimento da Aurora (parte 03)

EXPULSIVO

Água quente. Alívio momentâneo.

2
Mais força. Mais palavras de incentivo. Mas a minha sensação é que a bichinha está entalada, não vai sair nunca.
Alguém diz para ligar para a pediatra e mandar ela vir de verdade, agora sem tranquilidade. Bom sinal. Deve estar acabando.
Lembro de ter dado risada de alguma coisa. Lembro da Betina me dizer para sentir a cabecinha dela. Lembro de dizerem que é cabeluda.
(Detalhe: achei que tudo isso tinha acontecido na banheira, mas aconteceu quando estava deitada na cama. Só descobri vendo o vídeo depois).
Muita força, mas parece que não sai.Betina me lembra que a cada contração o bebê desce 2 milimetros. Não vai sair nunca, tá entalada. Chego a pensar que alguém poderia me ajudar, um fórceps, vácuo-extrator, sei lá, não lembro se cheguei a pedir.

1
Abro olho e tem 4 mulheres na minha frente. Acho que foi a cena mais bonita do parto, porque tive essa lucidez. Foi fundamental vê-las, sentir essa energia feminina.
Levanta as pernas na hora do puxo. Inspira fundo e faz força comprida. Isso. Tá ótimo. Mas parece que nada acontece.
Betina sugere para eu ficar de cócoras. Vem a contração. Sinto a cabeça dela descer. Muda a dor. Arde, arde muito, arde que parece que eu vou rasgar no meio. Alguém diz: “olha o epi-no aí!”. Sinto medo. Por mim parava por aqui. Murilo me segura, me olha no olho, digo que não vou conseguir e ele diz que vou sim.

camila-bailarina_postar-22
Fico de pé e alivio. Nasceu, graças a Deus!
“Faz força, Camila, tá quase”
Como tá quase? E esse alivio? Não nasceu?
Olho embaixo das minhas pernas e a cabecinha dela tá ali. Mas não sai o resto! Espera a contração e vai.
Mais força.
Agora sim, nasceu.
Chegou no meu colo sei lá como. Já estou sentada na banheira de novo e Aurora no meu braço. Quente. Cheia de vérnix. Olhos fechados. Quieta.
“Benvinda, filha. A gente conseguiu!”

3

Não chorou, nem respirou por 10 minutos. Cordão pulsando.
Pergunto para a pediatra se está tudo bem e ela me diz que só bebê da Globo que nasce chorando.Uma hora boceja e Betina diz que nunca viu bebê que nasce bocejando.
10 minutos depois, resmunga. Choro baixinho e tímido. Vai de roxo para rosa, respira sozinha, enfim.
Não lembro se placenta tinha saído já, ou se saiu depois. Mas saiu super fácil. Grande, quente, vermelha, achei linda. Celine (ou Betina, não lembro) perguntou se eu queria comer, mas não senti necessidade. Nem um pedacinho? Nem.

Camila Bailarina_POSTAR-87.jpg
Murilo corta o cordão que já não pulsava e pega a bebê. Saio da banheira para ir para a cama e PLOFT.

Até sonhei.

Acordo e Celine e Betina estão comigo. Eu desmaiei no corredor, mas jurava que tinha só dormido. Parir cansa.
Ficamos no quarto namorando a criaturinha que fazia um barulhinho engraçado, tipo um “é,é,é” que ela faz até hoje. Chegou perto do meu mamilo, abocanhou e dormiu. Nascer cansa também.

camila-bailarina_postar-155

Os gatos espalhados pela cama, a equipe conversando e rindo, Murilo do meu lado, Aurora no meu colo, tudo do jeito que tinha que ser.

Camila Bailarina_POSTAR-108.jpg

Uma palavra que resume o parto: intensidade.
Uma palavra que resume esse dia: realização.

camila-bailarina_postar-199

De informações técnicas: Aurora nasceu à 01:05 da manhã. Comecei a sentir as dores mais ou menos às 18 horas, então foram aproximadamente 7 horas de trabalho de parto. Nasceu com 52 centimetros e 3,680 quilos.
Não tive nenhuma laceração, períneo integro (viva o Epi.no!).
Foi com certeza a experiência mais intensa da minha vida, um verdadeiro rito de passagem. Das dores resta apenas uma memória da força dos puxos na hora do expulsivo, o que sobra na alma é amor e realização.

Camila Bailarina_POSTAR-179.jpg

Nossa equipe querida: Cris (fotógrafa), Betina (obstetra), Silvia (pediatra) e Celine (doula)

2 comentários sobre “Relato de parto – Nascimento da Aurora (parte 03)

  1. ufa! sobrevivi aos três textos, um mais lindo que o outro.. que lindo ver o nascimento de vocês Cá. Diva Parideira, Bailarina Parideira, Mulher Empoderada! Amo vocês!

Deixe um comentário

