PRECISAMOS FALAR SOBRE…

…como a maternidade é foda.

E não, ela não está sendo foda só para mim.
Ela é para toda mãe.
Principalmente para mães no puerpério.
Precisamos parar de romantizar a maternidade, de pintar de cor-de-rosa as dificuldades e de santificar o sacrifício de ser mãe.
Você ama seu filho, você quer o melhor do mundo para ele, você adora os sorrisos.
Mas não vem me dizer que é legal ficar sem dormir, com o peito sangrando e ouvindo uma criança berrar por horas seguidas.
O amor é o que te faz aguentar tudo isso e não sair correndo.
Recentemente postei uma foto da cria mamando e um desabafo sobre como tinha sido difícil meu dia com ela, mas que no final tudo valia a pena. Desde então recebi várias mensagens de pessoas preocupadas comigo, várias perguntando sobre depressão ou se eu não estava curtindo esse negócio de ser mãe. Eu agradeço, sinceramente, a preocupação de todos, são pessoas queridas e que se importam comigo, mas fiquei pensando: por que todo mundo ficou chocado ou preocupado com o que eu falei? Será que é por que só eu estou passando por dificuldades?
Não. Porque falar de dificuldades na maternidade é um tabu.
Duvido que todas as mães que leram meu relato não se identificaram com ele.
Mas pintam a maternidade de uma maneira em que você tem que ser a Virgem Mater Dolorosa e padecer no paraíso. Cada vez que você reclama de algo tem que ser justificado “nossa, não durmo há 7 dias hahaha mas eu amo meu filho!”, “nossa, meu peito tá estourado! Mas é por amor!”. Cada reclamação tem que vir acompanhada de uma declaração de amor, quase como um pedido de desculpas.

Mãe é gente.
Mãe não é santa.
Mãe pode ter tristeza sem precisar se justificar.
Mãe pode ficar cansada e reclamar disso sem precisar emitir atestado de que ama o filho incondicionalmente.

E eu vou continuar falando dos perrengues que estou passando, sim. Porque desde que me descobri grávida muito me falaram das dificuldades do parto e da gestação. Mas quando iam falar das dificuldades do puerpério e da criação sempre foi suavizado, mascarado, justificado.

Precisamos falar sobre isso, precisamos reclamar.

Um comentário sobre “PRECISAMOS FALAR SOBRE…

  1. Acho que eu não sabia desse seu blog.
    E adorei o texto e não poderia concordar mais!
    Vamos falar sobre maternidade, maternidade real, com cores e dores!

Deixe um comentário

