Especial Viagens – Amsterdam

Hoje vamos falar de Amsterdam, capital dos Países Baixos. Diferente dos relatos anteriores, irei fazer um relato menos detalhado porque estávamos acompanhado de um amigo holandês do Murilo, então não me preocupei em fazer um roteiro minucioso.

COMO CHEGAR: Nós pegamos um TGV (o trem rapidão, lembram?) em Paris e em duas horinhas estávamos na Holanda, tendo passado pela Bélgica antes! O preço x tempo compensa e você evita o caos dos aeroportos, além de ter uma vista linda do interior da França e Bélgica.
Para quem vem do Brasil, a AirFrance, SwissAir, Tap Air, Lufthansa, Alitalia e Tam fazem voos regulares para lá.

DICAS BÁSICAS: – A língua nacional é holandês, mas todo mundo fala bem inglês, francês ou alemão por lá.
– A moeda é o Euro.
– Amsterdam é bem pequena, conseguimos ver os pontos principais em 2 dias tranquilamente. Você consegue se virar bem a pé, de tramway, de barcos pelos canais ou de bicicleta. Aliás, todo mundo lá anda de bicicleta! Tem MILHARES estacionadas por todos os cantos, e o amigo holandês até disse que as pessoas costumam esquecê-las e elas ficam lá para sempre. Se alugar uma, marque bem onde deixou e como ela era!

PONTOS PRINCIPAIS:
– Canais: Amsterdam é uma cidade que nasceu pelo rio (Amster é o nome do rio, e Dam é represa), portanto são vários canais que percorrem a cidade servindo, inclusive, como meio de transporte. Você pode percorrer a cidade toda de barquinho turístico, existem vários pontos espalhados, e que passam pelos principais pontos turísticos.

DSC00627

– Museumplein (Praça dos Museus): essa praça enorme concentra os três grandes museus de Amsterdam: o Rijksmuseum (Museu Nacional), o Van Gogh Museum e o Stedelijk. A praça é bem gostosa pra sentar fazer nada ou jogar qualquer coisa, e no verão fica sempre lotada.

DSC00637

– Museu Van Gogh: Museu dedicado ao pintor holandês, que foi pouquíssimo reconhecido quando estava vivo. Lá você vai encontrar algumas obras famosas como Os Comedores de Batata, Os Girassóis e, meu preferido, Cerejeiras em Flor.
DICA 1: Nessa altura você já aprendeu que tem que comprar entradas antes, né? Não vacila e compre no site! 

– Museu Anne Frank: Museu que fica na casa que abrigou Anne Frank, judia, e sua família perseguidos pelo regime nazista que invadiu os Países Baixo. Eles viviam escondidos no anexo à empresa do pai de Anne e viveram lá por dois anos. O museu é um banho de história e faz a gente refletir sobre a intolerância de certos regimes e povos (nenhum ditador sobe ao poder sem um povo apoiando) e a que ponto pode chegar a crueldade de uns e o sofrimento de outros. Lá Anne escreve um diário contando seus dias no anexo até ser presa e mandada para o campo de concentração de Bergen-Belsen, onde morreu de tifo.
SITE PARA COMPRA DA ENTRADA ANTECIPADA.

– Mercados de rua: São vários e se você fizer um tour a pé ou de bicicleta irá encontrar facilmente no caminho. Existem mercados específicos como o Flower Market e mercados de bugigangas e roupas.

DSC00673

Flower Market

– Red Light District: Vocês acharam que eu não ia falar disso, né? Ir pra Amsterdam e não ver o Red Light é como não ir. Se você quer ver as famosas prostitutas na vitrine é melhor ir no período da noite, a tarde costumam ter bem poucas. A área concentra vários barzinhos legais para beber uma cerveja holandesa e também os famosos Coffe Shops super liberais. Mas atenção que não são tão liberais assim! Não é permitido a venda de drogas para estrangeiros e também não é permitido o consumo em lugares públicos. Nem vou falar sobre trazer pro Brasil, né? Lá você vai encontrar uma infinidade de produtos baseados em marijuana e que são vendidos em padarias, por exemplo. Mas não se esqueça que aqui é proibido e você provavelmente vai acabar preso quando um cachorro cheirar sua mala.

DSC00659

Red Light District (não é permitido tirar foto das moças na vitrine, então fica uma foto ilustrativa)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s